Hospital Geral de Palmas começa receber pacientes na UTI da nova Ala Pediátrica

A Ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas começou a receber pacientes nesta quarta-feira (07). Dez crianças já estão instaladas nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a ocupação do espaço e a mudança dos pacientes do Hospital Infantil de Palmas (HIP), devem acontecer até o final da próxima semana, de forma programada e coordenada.

Achei o ambiente bem amplo, agradável, dividido, dará mais privacidade para as mães na hora da visita. A ala conta com profissionais atenciosos  e dedicados”. A declaração é da dona de casa Lidiene Rodrigues, mãe de paciente já internado na nova ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Com estrutura moderna, ampla, climatizada e iluminação adequada, o novo espaço contará com 48 leitos de internação geral; 20 leitos de UTI; 1 leitos de estabilização; 3 leitos na sala vermelha; 5 na sala amarela; 1 de isolamento e 16 de observação. O Pronto Socorro será composto por sala de procedimento, salvadores, sala de curativos, sala de higienização, 3 consultórios, sala de aplicação de medicamentos, sala de utilidades, sala de radiografia com laudo, expurgo, sala de gesso e fraturas, repouso, banheiros, copa e farmácia satélite.

A Ala foi construída por meio de Termos de Cooperação Institucional firmados entre o Governo do Tocantins e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Palmas (Itpac). O valor do investimento é de R$ 6.597.351,71 e a diretora de Arquitetura e Engenharia da SES, Rosemeire Duarte Teodoro, destacou a economicidade da obra.

“Esta é uma obra que além de benefícios para os pacientes e servidores pelo conforto que trará, gera economia para o Estado, pois foi totalmente construída com adiantamento de contrapartida do ITPAC, para estágios dos estudantes. É um projeto moderno que atende as demandas existentes e apesar de estar dentro da edificação do Hospital Geral de Palmas, ele tem suas alas todas independentes, trazendo um fluxo com segurança e agilidade aos trabalhadores e aos pacientes”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini “este é mais um importante passo que damos na excelência em prestação de serviço à população usuária do SUS, no Tocantins. Nossas crianças serão acolhidas em um espaço adequado, lúdico e digno de cada cidadão e cidadã. Continuamos trabalhando para que novos espaços sejam disponibilizados nos próximos meses”, destacou.

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “é um momento especial para nós. Agora poder contar com este novo espaço destinado às crianças que realizam tratamento de alta complexidade é a ampliação de nossos serviços. Além de disso, um local moderno  para nossos profissionais atuarem em prol do paciente”, disse.

O técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) Ullannes Passos, afirmou que “com o início do funcionamento da nova UTI pediátrica do HGP temos um novo espaço, moderno, amplo, desenvolvido de forma a atender todas as diretrizes para uma boa assistência aos pacientes e também condições de trabalho aos profissionais. Foi uma satisfação muito grande para a equipe participar desse processo de implantação e isso vai gerar uma motivação extra para todos”.

A superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches explicou que “este é o resultado de um esforço conjunto de toda equipe da SES e agora podemos ofertar um serviço de pediatria, dentro de um espaço feito na medida certa para este público. Tudo foi pensado e realizado para que nossos pequenos usuários e suas famílias sintam-se bem acolhidos”, frisou.

Apesar da Audiência Pública promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) que ainda iria avaliar as condições de recebimento do HGP aos servidores do Hospital Infantil de Palmas, a mudança de prédio a partir da próxima segunda-feira (12).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: