Equipe da CIOPAER combate incêndio que já dura três dias na Serra da Traíra, região de Paranã

Desde a última terça-feira (17) a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) está  auxiliando no combate a um incêndio na Serra da Traíra, em Paranã, no interior do Tocantins.

Além dos operadores aerotáticos do Ciopaer, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, servidores do meio ambiente do município e voluntários estão no local para auxiliar no combate ao incêndio. Foram lançadas aproximadamente 50 cargas de água na região, totalizando 25 mil litros. As equipes estiveram empenhadas durante três dias no local, e devem finalizar os trabalhos nesta quinta-feira (19).

Fizemos um monitoramento e reconhecimento do local, transportando técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e pessoal da área de meio ambiente do município. Realizamos a captação da água com o equipamento helibalde, na barragem de São Salvador e lançamos nas áreas de difícil acesso e indicadas pelos técnicos”, explicou o delegado.

No Tocantins, entre 2019 e 2020, foram mais de 400 lançamentos de helibalde, um equipamento utilizado de forma constante no combate a incêndios em diversas localidades, em particular, na proteção de parques ambientais, como o Cantão, Serra do Lajeado e Jalapão. O CIOPAER atua em diversas ocorrências, como ações de monitoramento, combate a incêndios, mapeamento de zonas urbanas, resgate, busca e salvamento de pessoas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: