Mutirão de testes de covid-19 continua nesta quinta-feira (18) em novos pontos da capital

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) anunciou que irá continuar com o mutirão de testagem em massa a partir dessa quinta-feira (18) em Palmas. Com o novo ciclo de testagem, a população deve ficar atenta à agenda dos locais assistidos para cobertura de testagem para a covid-19.

Os novos postos funcionaram na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul.

A ação se estenderá até sexta-feira (19). O primeiro ciclo termina nesta quarta (17) e está acontecendo nas Feiras de Taquari, Arno 33 (307 Norte) e no Jardim Aureny I.

Segundo a equipe técnica da Semus, a ação começou na segunda (15) e conta com as equipes de apoio militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército. Nos dois primeiros dias foram realizados 1909 testes, sendo 1013 pessoas na segunda e 896 na terça.

Para a realização do teste é preciso apresentar um documento de identificação para os profissionais da rede. O resultado é entregue em minutos e os pacientes são orientados de acordo com o seu quadro, no caso de resultado positivo é necessária a realização da notificação ao Comitê de Operação de Emergência em Saúde (COE Palmas) e o encaminhamento para triagem em uma das unidades de saúde sentinela da Capital.

O farmacêutico e coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Ricardo Nunes, explica que o teste utilizado detecta anticorpos IgM e IgG que se formam no sangue após a infecção ou contato com o vírus SARS-CoV-2, ou seja, tanto pessoas que estão com a doença ou que já tiveram podem apresentar resultado positivo.

“No final da ação serão avaliados os resultados positivos e negativos para assim traçar um dos perfis epidemiológicos da cidade, e desta forma elaborar a melhor estratégia de controle”, destaca Ricardo complementando que o balanço geral será divulgado após o encerramento do mutirão.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: