Palmas recolhe mais de 34 mil metros cúbicos de lixo acumulado em pontos irregulares

Palmas é atendida com serviço de coleta de lixo regular em 100% de abrangência de seu território, no entanto, ainda é frequente a presença de entulho descartado em áreas verdes e lotes baldios na Capital.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), de janeiro a junho deste ano, foram recolhidos cerca de 34.620 metros cúbicos de entulho por toda a cidade. Considerando somente o mês de julho, até a última terça-feira (27), foram recolhidos 4.944 metros cúbicos. Nesse volume todo, estão inclusos lixo comum, móveis inservíveis, restos de obra, resíduos de carvão, recicláveis, restos de material orgânico, tudo acumulado de modo a atrair transmissores de doenças.

Para garantir que esse tipo de transtorno não aumente, é importante conhecer os dias de passagem do caminhão de coleta e planejar os dias para dispor o lixo doméstico em lixeiras e contêineres da sua rua. Confira o itinerário dos caminhões aqui.

Denuncie 

Além disso, a pasta pede que os moradores informem pelos telefones (63) 3212-7417 e (63) 3212-7426 de segunda a sexta-feira no período de 13 às 19 horas onde há acúmulo para realização da limpeza devida. No entanto, é importante frisar que o serviço acarreta custos ao Município.  O custo aos cofres públicos com equipe e maquinário designado para recolhimento de lixo durante todo o ano de 2020 chegou a R$ 550.000,00.

O descarte irregular de lixo sujeita o autor à punição em Palmas, cuja multa pode chegar a R$ 2 mil, como prevê o Código Municipal de Posturas. Para isso é preciso que denúncias sejam feitas pelo 153 (Guarda Metropolitana), 190 (Polícia Ambiental) ou à Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-6464-156 ou e-mail ouvidoria@palmas.to.gov.br.

Confira onde direcionar os lixos inservíveis

Pneus velhos – Todo pneu inservível deve ser levado ao Ecoponto de Pneus, na Avenida I quadra 129 A lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I, região Sul de Palmas. O horário de funcionamento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Animais mortos – Corpos de animais são recolhidos por serviço contínuo que realiza tratamento adequado para resíduos biológicos. O recolhimento pode ser solicitado pelo telefone (63) 3212-7426 das 13 às 19 horas.

Poda de jardim –  A recomendação é que seja primeiramente realizado pedido de coleta pelo telefone (63) 3212-7426, das 13 às 19 horas para que seja recebida a orientação para disposição em calçada domiciliar somente às vésperas da coleta programada. Morador também pode direcionar a um dos Ecopontos de Galhadas de Palmas, seja no localizado na Avenida NS-10, quadra ASR-SE 55 (512 Sul) ou no ecoponto instalado no Condomínio Empresarial e Industrial de Palmas (saída para Porto Nacional), das 7 às 18 horas.

Materiais de construção – Resíduos de demolição ou sobras de revestimento, concreto, telhas e tijolos quebrados, isto é, todo resíduo gerado deve ser direcionado à área licenciada para destinação de todo residual da construção civil por empresas de disque-entulho. O construtor ou cidadão que contrata uma obra tem liberdade para escolher a empresa de sua preferência, que disponibiliza contêineres de ferro para descarte desses resíduos.

Óleo de fritura – Jogar óleo vegetal usado na rede de esgoto danifica encanamento e prejudica tratamento de esgoto. Palmas possui ecopontos de óleo usado na Feira da 304 Sul e no estacionamento do Tribunal de Justiça, na Praça dos Girassóis. O resíduo deve ser guardado em embalagens vedadas.

Recicláveis – Confira os endereços de ecopontos onde é possível entregar embalagens plásticas, papelão, latas de refrigerantes e garrafas de vidro, por exemplo, para reaproveitamento por cooperativas de recicláveis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: