Parceria entre Sebrae e Embrapa promove a Maratona Inove Aqua com prêmios de até 5 mil reais

Com previsão de início para  a próxima segunda-feira (23), às 19:00 horas, a ativação da primeira edição da Maratona Inove Aqua irá tratar de soluções desafios da aquicultura. A Maratona é um dos maiores eventos de conhecimento e integração da aquicultura do País e é uma iniciativa da Embrapa Pesca e Aquicultura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Times serão formados e desafiados a encontrar soluções viáveis para a cadeia produtiva da piscicultura brasileira. O objetivo do Inove Aqua é propiciar ambiência favorável para transferir conhecimento a universitários, sociedade e profissionais das áreas contempladas dos diversos segmentos da cadeia aquícola. Os interessados podem se inscrever até o dia próximo dia 15 de outubro no site www.inoveaqua.com.br, onde também podem encontrar todas as informações do evento.

A pesquisadora Helen Kato é uma das organizadoras do Inove Aqua e explica como será a live. “A live no YouTube da Embrapa tem o objetivo de apresentar a aquicultura como foco de inovação para universitários e profissionais já no mercado, seja de aquicultura, veterinária, zootecnia, engenharia aquícola e de outras áreas, como engenharia da computação, engenharia de produção, engenharia mecânica, administração, saúde, etc para que essas pessoas conheçam e pensem soluções para os grandes desafios da cadeia”, explica ela.  “Serão dois meses uma junção de profissionais do mercado, da academia e da pesquisa científica para gerar soluções inovadoras e mostrar que a aquicultura é um setor promissor não só para os produtores, mas também para os que dão suporte ao segmento”, detalha Hellen.

É uma oportunidade para alunos de cursos ligados à área ou para algum profissional que tenha uma boa ideia para o setor. Serão várias etapas para estimular que essas soluções sejam colocadas em prática, visando resultados para os produtores deste segmento. O evento também aproxima a academia com o mercado”, ressaltou Eliana Castro, que é diretora técnica do Sebrae, a Maratona vai contribuir com o surgimento de novas ideias no setor aquícola do estado.

Maratona Inove Aqua

A Maratona Inove Aqua prevê duas etapas: a primeira é o “Nivelamento Técnico e Repasse de Conhecimento” e a segunda, a “Competição”, ambas no ambiente virtual. Os times devem ser formados por estudantes e profissionais de múltiplas áreas, sendo altamente desejável que seus conhecimentos sejam complementares e que contemplem áreas vinculadas à aquicultura, programação de computadores, engenharias, robótica, inteligência artificial, negócios e afins.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por times, de três a oito competidores, ou individuais. Quem optar por se inscrever sozinho encontrará seu time nas dinâmicas pré-Maratona. Na medida em que os cadastros forem homologados, os inscritos serão vinculados à plataforma do evento e terão acesso ao “Nivelamento Técnico e Repasse de Conhecimentos”.

Na medida em que as inscrições forem homologadas e os competidores autenticados, os times terão acesso a uma trilha de atividades, construída dentro da plataforma Discord”, explica Hellen, que continua: “As atividades serão destinadas ao recebimento de informações e nivelamento técnico de conhecimentos vinculados à cadeia aquícola por parte dos times”.

Dentre as atividades previstas estão: palestras, ebooks, cursos, visitas técnicas virtuais, entrevistas, mentorias, talk´s e muito mais. Pelo menos um integrante do time deve participar das atividades propostas. Caso contrário, o time será eliminado e não terá acesso à segunda etapa. É nessa etapa que serão apresentados aspectos vinculados às demandas da cadeia aquícola, especialmente no sentido de nivelar conhecimentos e necessidades no tocante a demanda por soluções, tais como: retirada mecânica da espinha Y do tambaqui;  levantamento da demanda de mercado interno no tocante às espécies brasileiras, alimentação automática, entre outras.

Prêmios de até 5 mil reais

Durante a etapa de competição, cada time deve escolher um desafio e buscar a solução. “Os resultados apresentados serão avaliados por uma banca de jurados composta por especialistas. Soluções oriundas de projetos de pesquisa, extensão ou outros, iniciadas antes da Maratona, poderão ser trabalhadas, implementadas e desenvolvidas durante o evento, desde que tenham total aderência ao escopo da proposta e autorização dos envolvidos”, destaca Hellen Kato.

As melhores soluções em tecnologia, usabilidade, qualidade, design e originalidade serão contempladas com prêmios em dinheiro de R$ 5 mil, R$ 2 mil e mil reais, distribuídos ao primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Em virtude da situação pandêmica da Covid-19, a primeira edição da Maratona Inove Aqua será realizada 100% online, na plataforma Discord.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: