A pedido do vereador Pedro Cardoso, prefeitura inclui médicos veterinários em grupo prioritário e anuncia vacinação para próximo sábado

Atendendo a um requerimento protocolado pelo vereador Pedro Cardoso (DEM) em caráter de urgência nessa terça-feira (08), a prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), incluiu os profissionais de medicina veterinária no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 e anunciou o calendário de vacinação para a categoria.

Segundo o comunicado emitido pelo município no início da noite desta terça-feira (08) os médicos veterinários serão imunizados no próximo sábado (12), na Unidade de Saúde da Família (USF) da 403 Sul, das 09h às 17h.

Mesmo com a data e local definidos, os profissionais devem realizar o agendamento prévio por meio do site da prefeitura.

Ficamos muito felizes em ter nosso pedido atendido pelo poder executivo com tamanha celeridade. A imunização dos médicos veterinários é de extrema importância tanto para a categoria, quanto para a população de nossa capital. Quero parabenizar a prefeitura de Palmas por entender a urgência de nosso pedido e agradecer aos colegas parlamentares que apoiaram nossa solicitação”, declarou o vereador.

Requerimento

A diretora da Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, explica que os profissionais serão divididos em três grupos para vacinação, ou seja, serão três dias nesta semana separados para cada categoria.

Todos os profissionais precisam apresentar a cópia do protocolo de requerimento de vacinação. O agendamento é por segmento de acordo com cada categoria, então cada profissional precisa agendar conforme a categoria contemplada do dia”, esclarece.

O requerimento da vacina pode ser obtido através de ofício contendo nome completo, documentos pessoais (RG e CPF), local em que atua e categoria profissional. Esse documento deve ser entregue pessoalmente no protocolo da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus). Mais detalhes sobre essa documentação podem ser obtidos aqui.

A área técnica da Vigilância em Saúde ressalta que, por enquanto, não serão contemplados no grupo prioritário de trabalhadores de saúde aqueles pertencentes aos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde como: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal.

Definições

Para se vacinar, o profissional precisa se enquadrar nas definições dos trabalhadores de saúde contemplados pois mesmo com ofício e agendamento o trabalhador pode não constar na categoria. Os profissionais de saúde dessa fase precisam atender aos critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 (PNO)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: