Aplicativo de Gestão Empresarial auxilia no processamento de dados para sistemas de saneamento

A utilização de um ERP se tornou necessária nos últimos anos e o SAP é o mais utilizado pelas empresas. Hoje vamos falar da integração SAP e EOS e quais os benefícios para sua empresa.

 Serão abordados os seguintes assuntos:

  • O que é SAP?
  • Módulos
  • SAP S/4HANA
  • SAP Business One
  • Integração SAP e EOS para saneamento básico
  • Benefícios

Vamos conhecer a integração SAP com os produtos EOS? Continue conosco!

O que é SAP?

Antes de falar sobre a integração SAP com os produtos EOS, precisamos apresentar o que é SAP. É um sistema de Gestão Empresarial (ERP) alemão que significa ‘Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung’, ‘Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados’ em português.

A aplicação tem como objetivo melhorar a eficiência do controle de processos e gerenciamento de informações e dados das empresas.

Com módulos que se adaptam às necessidades de cada negócio, sua empresa terá um sistema personalizado e capaz de melhorar os processos dentro de sua organização.

Vamos conhecer cada módulo do Sistema SAP?

Módulos

Para entender melhor como funciona esse sistema, vamos lhe explicar cada módulo — que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de seu negócio.

Os módulos principais do SAP são:

FI (Financial Accounting)

O módulo de Contabilidade Financeira é composto por diversos componentes necessários em processos financeiros como:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Livro razão;
  • Tesouraria
  • Ativos Fixos.

No Brasil, as rotinas financeiras e contábeis são caracterizadas pela existência de regras, leis e padrões específicos. Assim, a solução reflete essa particularidade.

CO (Controlling)

Este módulo se encarrega de fazer apropriação dos custos que incidem na produção e no consumo dos produtos, dando a precificação correta do estoque.

Além disso, possui componentes referentes ao custo por produto, da contabilidade por centro de custos, ordens internas e afins.

SD (Sales and Distribution)

Os processos de vendas e de distribuição envolvem diversos setores, como o comercial, o marketing, a expedição, o estoque, a logística, o faturamento e outros.

Entre os principais componentes do módulo, destacam-se os que são referentes à vendas, faturamento e transporte.

MM (Material Management)

O módulo administração de materiais está integrado com os outros módulos do sistema. Nele estão todas as fases da administração dos materiais: desde o planejamento e controle até o registro das notas fiscais.

PP (Production Planning and Control)

Traz consigo uma extensa solução para automatizar e integrar o desenvolvimento de produtos e manufatura. A solução também traz robustas ferramentas de análise para uma melhor tomada de decisões.

QM (Quality Management)

Este módulo é voltado ao gerenciamento do controle de qualidade, que envolve desde processos de planejamento, até o controle de qualidade e é aplicável desde a entrada de matéria-prima até a pós-produção.

PM (Manutenção)

A manutenção pode ser corretiva ou preventiva e está inserida em um fluxo de trabalho que necessita de gestão. Assim, esse módulo é essencial ao planejamento e à execução de tarefas de manutenção, instalações e equipamentos da empresa.

A seguir você vai conhecer os novos produtos da SAP que auxilia na gestão de seu negócio!

Business presentation on a laptop screen

SAP S/4HANA

O SAP S/4HANA é um ERP com tecnologias inteligentes integradas, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e funções analíticas avançadas, indicado para grandes empresas.

Auxilia empresas a adotar novos modelos de negócios, gerenciar mudanças com agilidade, planejar e executar recursos internos e externos, além de contar com a IA para tomada de decisões.

A solução foi construída para facilitar a gestão de grandes empresas, com seu sistema robusto e completo atendendo diferentes áreas de uma organização. O SAP S/4HANA automatiza processos e garante que a legislação seja cumprida, efetivando o lançamento de custos de maneira rápida e objetiva.

Conheça algumas funcionalidades desta solução:

  • Banco de dados in-memory e modelo de dados simplificado;
  • IA integrada;
  • Recursos e melhores práticas para diversos departamentos da organização;
  • UX (experiência de usuário) de consumidor.

SAP Business One

Diferente do SAP S/4HANA, o SAP Business One é indicado para pequenos e médios negócios. Tem como objetivo simplificar os principais processos dentro de uma organização, apresentar uma visão mais abrangente do negócio e facilitar a tomada de decisão em tempo real.

Esta solução é personalizável e se adapta a qualquer tipo de negócio, inclusive no saneamento básico. Tem ainda a capacidade de se mesclar com outros aplicativos usados na empresa, transferindo e integrando as informações por meio de sistemas menores.

O SAP Business One possui um conjunto de funcionalidades que auxiliam profissionais na tomada de decisões e na solução de problemas.

Tais funcionalidades são voltadas para o ambiente administrativo do negócio, automatizando rotinas e criando um workflow mais prático.

Integração SAP e EOS para saneamento básico

A integração SAP e EOS é uma novidade no mercado da tecnologia que une a qualidade e expertise da EOS Consultores e a robustez e originalidade da SAP, trazendo o melhor da tecnologia para sua empresa.

O Netuno é integrado às rotinas de gestão empresarial, atuando em todos os processos comerciais das empresas de saneamento básico, desde o atendimento ao cliente até a arrecadação e contabilidade. Com a integração SAP e EOS, nosso software fica ainda mais robusto e completo.

As informações recebidas pelo Netuno podem ser usadas para solucionar problemas em tempo real com a solução SAP.

As rotinas do Netuno foram pensadas para diminuir o impacto nos processos e dar agilidade na resposta ao cliente.

A solução reúne práticas consolidadas na gestão comercial do saneamento e tecnologia de ponta no processamento de dados. O que entrega um processo de arrecadação qualificado, ágil e rastreável à companhia de saneamento.

A seguir estão alguns benefícios que a integração SAP e EOS pode proporcionar para seu negócio.

Benefícios

A integração SAP e EOS pode trazer diversos benefícios e possibilidades para sua empresa de saneamento básico:

  • Gerenciar processos financeiros (FI) e contábeis (CO) no mesmo sistema. O Netuno traz consigo módulos de finanças e de contabilidade, o que facilita na busca por informações destes setores.
  • Gerar relatórios gerenciais nos formatos .xls e .PDF com dados de ambos os sistemas em apenas um, otimizando tempo, automatizando processos e auxiliando na tomada de decisões.
  • Integrar o gerenciamento de materiais (MM). O Nautilus — sistema de gestão de ordens de serviço de campo -, também pode ser integrado ao SAP, automatizando o controle de materiais em estoque, em utilização e em falta.
  • Otimizar processos, aumentar a produtividade de sua equipe, facilidade em encontrar dados e rápida tomada de decisões.

Todos esses benefícios poderão elevar o nível de gestão de sua empresa de saneamento.

Gostou dos benefícios dessa nova integração SAP e EOS? Agende uma demonstração e veja o que nossos sistemas podem fazer por sua empresa. Em caso de dúvidas fale com um especialista, nós temos soluções perfeitas para você!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: