Artesanato e Gastronomia da Região Norte são destaques no Senado Federal

A Comissão das Relações Exteriores e Defesa Nacional, em parceria com a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove esta semana no Espaço Ivandro Cunha Lima, do Senado Federal, a Mostra de Artesanato e Gastronomia da Região Norte. A abertura oficial do estande do Artesanato foi realizada na terça-feira (31), e segue até esta quinta-feira (02).
Durante a abertura oficial a senadora e presidente da comissão, a senadora Kátia Abreu (PP), recebeu o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM); o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; o presidente da Abase Norte e superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno; o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes; a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, além de embaixadores, dirigentes das UFs do Sebrae, entre outras autoridades.
O presidente do Senado, comentou que este tipo de iniciativa confirma a importância do conceito da integração nacional.
“Depois de vivermos o biênio mais triste da história nacional, precisamos, sobretudo, de união, para recomeçar o Brasil com pautas que é de interesse do país. A Mostra é um exemplo da nossa diversidade, das nossas riquezas, das iniciativas de valorização do Brasil e do povo brasileiro e como isso pode significar no desenvolvimento do aspecto econômico, social e humano que tanto almejamos”, afirmou.
Ele destacou, ainda, a internacionalização da gastronomia, do artesanato, da tradição e da cultura local como um dos grandes atrativos do turismo e para a retomada da nossa economia.
A senadora Kátia Abreu fez um breve relato sobre a necessidade de desenvolver a diversidade e o potencial da cultura, do artesanato, das belezas naturais, da culinária e de entender que estes elementos, entre tantos outros, fazem parte do segmento do turismo.
“Este é um setor que movimenta R$ 50 bilhões de reais por ano no país e que se constitui como fonte de renda para 10 milhões de brasileiros. A formalização das empresas é o principal desafio do setor, pois apenas 40% são formalizados. A participação dos pequenos negócios na internacionalização da exportação ainda é tímida e precisamos mudar esta realidade”, enfatizou.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, reafirmou a importância do fortalecimento das micro e pequenas empresas de artesanato para a retomada econômica brasileira.
“Quem faz artesanato no Brasil são os micro e pequenos negócios. A economia criativa contempla o turismo, a moda, o design, a gastronomia, os games e o artesanato, que é transversal ao turismo”, comentou. “Artesãs, cozinheiras, empresárias, motoristas, camareiras, guias turísticos, garçons e tantas outras profissões movimentam o turismo, que aos poucos está retornando suas atividades, e tenho certeza de que irá contribuir para a retomada da economia”, complementou Melles.
O vice-presidente da Abase da região Norte, Rubens da Costa, agradeceu a iniciativa do evento, citando a trajetória de quase 50 anos do Sebrae no apoio ao empreendedorismo brasileiro.
“Ter uma comissão que trabalha e pensa o artesanato como produto de exportação, é de grande importância. Temos pessoas que dependem da venda dessas produções para levar comida para seus lares”, afirmou.
Mostra Gastronômica
A Mostra Gastronômica será lançada no dia 2 de setembro e contará com a presença do renomado e premiado chef Alex Atala e da chef tocantinense Ruth Almeida, que irá preparar pratos tombados pelo Iphan, como o chambari reduzido ao vinho, acompanhado de arroz; buchada quilombola, acompanhada de cuscuz com farinha; e paçoca de carne de sol na manteiga de garrafa com banana da terra.
A Mostra de Artesanato e Mostra Gastronômica da Região Norte, realizada no Senado Federal, é fruto de uma iniciativa da Comissão das Relações Exteriores e Defesa Nacional em parceria com a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando a promoção dos pequenos negócios da cadeia do turismo no país e no exterior.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: