Casa de Apoio Vera Lúcia já atendeu quase 10 mil pessoas de todas regiões do estado em 2021

“Nos últimos tempos, a Casa de Apoio foi o que ocorreu de bom em minha vida, aqui temos café da manhã, almoço, merenda à tarde e janta”, esclarece Deotorico Torres Batia, de 66 anos, que mora em Taguatinga.

Ele está hospedado na Casa de Apoio, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), enquanto faz radioterapia em um hospital público. “Para mim, é uma maravilha poder ficar aqui durante o tratamento”, afirma.

Assim também tem sido para dona Terezinha Cordeiro da Silva, de 44 anos, que acompanha seu marido em tratamento de saúde e também está hospedada na Casa de Apoio.

“Os serviços prestados na instituição são de excelente qualidade, estou na Casa há mais de 40 dias e não tenho do que reclamar. Tem sido tudo muito bom, temos quatro refeições diárias e as pessoas tratam a gente muito bem”, destaca.

A instituição hospeda pacientes de hospitais públicos de Palmas, que moram no interior do Tocantins e, ou, em estados vizinhos. De janeiro a agosto de 2021, a Casa de Apoio hospedou mais de 9,5 mil pessoas.

Qualidade dos serviços

Sobre a qualidade dos serviços prestados na Casa de Apoio, a gerente da instituição, Elisangela Sardinha, afirma que a equipe é preparada para manter um atendimento de qualidade.

“Toda a equipe trabalha com a mesma visão, que é a de bem servir a todos os que aqui chegam e tendo um cuidado particular com cada um dos hóspedes”, reforça.

“Continuamos com os cuidados, seguindo os protocolos de higiene para evitar disseminação de doenças, com uso de equipamentos de proteção individual. Disponibilizamos uma torneira bem na entrada da instituição, para higienização das mãos, álcool em gel em diversos compartimentos e máscaras para os que necessitam, entre outros. Também estamos sempre orientando os hóspedes e os servidores, conscientizando-os sobre doenças e quando procurar atendimento, outro serviço prestado que visa melhorar a qualidade do atendimento da instituição”, enfatiza Elisangela Sardinha.

A hóspede Girlene Pereira Dias, de 55 anos, que mora em Cristalândia, a cerca de 150 km da Capital, tocou, nesta semana, após dois meses de tratamento, o sino que simboliza o fim da terapia e a volta ao seu município de origem. Ana Paula Dias, que a acompanhou no tratamento, conta como é ficar na instituição.

“Temos todas as refeições na hora certa e, para minha mãe, que está se alimentando por sonda, vem o dela separadamente. Tem um carro para levar e trazer da radioterapia, ar-condicionado nos quartos, tudo fresquinho e muito limpinho. Além disso, as pessoas daqui nos tratam muito bem. Aqui na Casa de Apoio, não falta nada”, destaca.

“O Governo do Tocantins está sempre disponibilizando o material necessário para manter e ofertar serviços de qualidade na Casa de Apoio”, afirma o secretário da Setas, José Messias de Araújo.

No momento em que mais precisam, os pacientes de hospitais públicos de Palmas, que moram no interior do Tocantins e, ou, em estados vizinhos, contam com essa atenção especial do Governo do Tocantins, que disponibiliza, a quem precisa, hospedagem com refeições diárias, todos os dias; além de apoio psicológico e espiritual e entretenimento, contando com a colaboração de voluntários e parceiros.

Estrutura

A Casa de Apoio é equipada com mais de 120 leitos e consegue acolher cerca de 126 pessoas, ao dia, com ar-condicionado em todos os quartos, além de ventiladores, área de lazer, uma pequena biblioteca, brinquedoteca e parquinho para os pequenos, sala interdisciplinar, área de convivência social e capela.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218-2465.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: