Nesta semana, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sonho de Criança, localizado no Setor Morada do Sol, em Palmas, promoveu uma atividade lúdica que envolveu as crianças da turma Abelhinha do Saber. As professoras Diana Barbosa da Silva Bonfim e Maria Eusimar de Oliveira Sousa lançaram o desafio de confeccionar colares africanos com macarrões coloridos e barbantes, como parte do Projeto Etnias Raciais.
A professora Diana explicou que a atividade foi uma forma de introduzir as crianças à cultura africana, suas tradições e manifestações artísticas. “Por meio desta experiência lúdica, nossos pequenos estão entendendo um pouco sobre a cultura africana. Cada criança criou seu próprio colar, explorando diferentes cores, formas e texturas”, descreveu Diana.
Além da criação artística, a atividade proporcionou momentos de aprendizado e desenvolvimento para as crianças. Segundo a professora Maria Eusimar, as crianças exercitaram a coordenação motora fina, a concentração e a autonomia ao fazerem suas próprias escolhas na confecção das peças.
De acordo com Marcela Pereira da Silva, diretora do Cmei, os colares confeccionados serão expostos no pátio da unidade educacional. A exposição permitirá que toda a comunidade escolar conheça e aprecie as produções dos pequenos artistas.
Fonte: https://www.palmas.to.gov.br










