Notícia do Tocantins
Sem Resultado
Ver todos os resultados
sexta-feira, junho 26, 2026
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Notícia do Tocantins
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Consefaz solicita recurso ao Ministério da Saúde para o enfrentamento da segunda onda da covid-19

Nielcem Por Nielcem
19 de agosto de 2022
em Estado, Principal
A A
Gestores afirmam que precisam de aporte para um novo orçamento de auxílio aos Estados – Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Gestores afirmam que precisam de aporte para um novo orçamento de auxílio aos Estados – Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Considerando a alta demanda de pacientes devido a grave crise causada pela segunda onda da pandemia da covid-19, o Secretário de Estado da Fazenda e Planejamento do Tocantins Sandro Henrique Armando, e demais gestores que compõem o Conselho Nacional de Secretários da Fazenda dos Estado e DF (Consefaz), elaboraram uma carta, divulgada nesta-feira (18), solicitando recursos ao Ministério da Saúde, para assegurar a manutenção dos serviços de saúde nos estados.

Conforme os gestores, a redução do custeio de leitos pelo Ministério da Saúde em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus, afeta todo o país.

Na carta, os secretários explicam que a pandemia não cessou e o país seguirá enfrentando, até final do ano, a coexistência de diversas ondas dessa crise de saúde, que ocorre de maneira assimétrica em diversas regiões do Brasil.

“Os efeitos da vacinação somente deverão repercutir em queda sustentada, com baixa probabilidade de novas etapas de aceleração de casos/internações/óbitos, a partir do segundo semestre”, destacam no documento.

Diante da atual situação da pandemia, os gestores afirmam que precisam de aporte para um novo orçamento de auxílio aos estados. “

O investimento na rede de atenção e vigilância pressupõe novos investimentos tecnológicos na rede de frios, testagem e transporte, assim como mobilização de recursos humanos e materiais para garantir adequada estruturação dos hospitais”, afirmam.

Os secretários enfatizam, ainda, que para cada leito de UTI é necessário de 1 a 1,5 leitos de enfermaria.

“O custeio deste serviço hospitalar hoje depende do uso dos tetos de média e alta complexidades dos Estados e os aportes recebidos no final do ano pelos Estados são insuficientes para financiar a rede”, explicam.

Assim, os dirigentes das secretarias da Fazenda solicitam à União aporte aos estados, na forma de um novo incremento ao teto de média e alta complexidade para custeio livre da rede de atenção e vigilância, bem como, a manutenção do mecanismo já consolidado no Sistema Único de Saúde (SUS) de habilitação e custeio fixo dos leitos de UTI-COVID.

O documento foi assinado pelos gestores Rafael Tarja Fonteles, presidente da Consefaz e secretário da Fazenda do Piauí; Romulo Grandidier, secretário do Acre; George Andre Palermo Santoro, de Alagoas; Josenildo Santos Abrantes, do Amapá; Alex Del Giglio, do Amazonas; Manoel Vitório da Silva Filho, da Bahia; Fernanda Pacobahyba, do Ceará; André Lara de Oliveira, do Distrito Federal; Rogelio Pegoretti, do Espírito Santo; Cristiane Alkmin, de Goiás; Marcellus Alves, do Maranhão; Rogério Gallo, do Mato Grosso, Felipe Ribeiro, do Mato Grosso do Sul; Gustavo Barbosa, de Minas Gerais; René de Oliveira Júnior, do Pará; Marialva Laureano, da Paraíba; Renê Garcia Júnior, do Paraná; Décio José Padilha, de Pernambuco; Guilherme Macedo, do Rio de Janeiro; Carlos Eduardo Xavier, do Rio Grande do Norte; Marco Aurélio Santos, do Rio Grande do Sul; Luís Fernando Pereira, de Rondônia; Paulo Eli, de Santa Catarina; Henrique de Campos Meirelles, de São Paulo e Marco Antônio Queiroz, de Sergipe.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: CartaCombatecovid-19EstadoMinistério da Saúdenoticianoticia do tocantinspandemiarecursoSecretaria da FazendaSefazsegunda ondasolicitaçãotocantins
Nielcem

Nielcem

Leia Também

Confira a programação completa e organize seu roteiro para aproveitar tudo o que o Arraiá da Capital 2026 tem a oferecer – Foto: Lia Mara.

Arraiá da Capital 2026 terá quatro dias de shows, quadrilhas e atrações culturais para toda a família

Não vai faltar atração para os palmenses nos próximos dias. A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de...

O novo espaço amplia o acesso da população a oportunidades de emprego, qualificação profissional e empreendedorismo – Foto: Mariana Di Pietro.

Presença do ministro do Trabalho evidencia reconhecimento nacional e fortalece avanços em Palmas

Para o Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), a eficiência da gestão está diretamente ligada à capacidade de unir...

Prêmio foi recebido pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; pelo titular da Sefaz, Donizeth Silva; e pela contadora da Seplan, Maria Helany da Silva, que representaram o Estado durante a entrega da premiação – Foto: Thiago Cruz/Governo do Tocantins.

Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

O estado do Tocantins conquistou o 1º lugar nacional na categoria Melhor Desempenho – Estados e Distrito Federal da 4ª...

Governador Wanderlei Barbosa destaca projeto do Parque dos Pioneiros, iniciativa que busca valorizar a memória histórica e ampliar os espaços públicos de convivência na Capital - Foto: Governo do Tocantins.

Governador Wanderlei Barbosa anuncia construção do Parque dos Pioneiros em Palmas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (15), a construção do Parque dos Pioneiros, em Palmas. O...

Próxima Postagem
Erosão na TO-130, entre Santa Tereza e Ponte Alta - Foto: Reprodução de vídeo

Governo afirma que erosão na TO-130 entre Santa Tereza e Ponte Alta será recuperado nos próximos dias

Durante consulta ao Sistema Detrannet, foi constatado que o veículo possuía 233 débitos, totalizando R$ 63.787,61 - Foto: Divulgação Ascom Palmas

Com mais de R$ 63 mil em multas, motocicleta conduzida por adolescente é apreendida na região sul de Palmas

  • Política de Privacidade
  • noticiadotocantins@gmail.com

© 2023 Notícia do Tocantins | Todos os Direitos Reservados

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo

© 2023 Notícia do Tocantins | Todos os Direitos Reservados


Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Rejeitar
Política de Privacidade de CookiesAceito
Política de privacidade e cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR