Defesa Civil alerta sobre altas temperaturas, ventos fortes e queimadas em agosto na Capital

Agosto é marcado por ventos fortes, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e alta incidência de raios solares. Para evitar as doenças respiratórias típicas deste período do ano, a Defesa Civil do Município orienta a população a adotar alguns cuidados, como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e ingerir bastante água, uma vez que a baixa umidade ajudar a ressecar a pele.

Ainda, segundo a Defesa Civil Municipal, para esta primeira semana do mês não há previsão de chuvas e são esperadas temperaturas entre 19ºC a 33ºC, umidade relativa do ar podendo chegar a 13% nesta quarta-feira (04) e índice UV (ultravioleta) muito alto. A previsão de ventos para a semana pode atingir a marca de 26km/h, e para o sábado (07), segundo o site do Clima Tempo, a velocidade do vento em Palmas pode passar dos 50km/h.

O órgão também recomenda o uso de filtro solar e de umidificador de ar no trabalho e em casa. Na falta do umidificador, as pessoas podem optar pelo uso de bacias com água ou toalhas molhadas. As atividades físicas também devem ser evitadas ao ar livre entre as 10h e 17h e as janelas e portas devem ficar fechadas no momento de ventos fortes.  A higienização da casa deve ser feita regularmente para evitar complicações respiratórias e alergias; fazer a limpeza das narinas com soro fisiológico, e principalmente não utilizar o fogo para limpeza de terrenos seja urbano ou rural.

Queimadas

Para o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel Grama, o risco de queimadas nesse período é ainda maior, além da vegetação seca, a velocidade do vento pode propagar as chamas do fogo muito rapidamente. “Vale lembrar que tanto o decreto municipal quanto o estadual suspenderam a utilização do fogo para limpeza de terrenos tanto urbanos quanto rurais, devido ao risco de queimadas”.

E para auxiliar na prevenção de incidentes, a Defesa Civil Nacional disponibilizou um serviço de alertas de desastres naturais por SMS. Através desse serviço, a população é informada de forma gratuita e com antecedência sobre a possibilidade de desastres naturais como vendavais. Para se cadastrar é bem simples, basta a pessoa enviar o CEP de interesse para o número 40199.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: