Estudantes tem até esta quarta-feira para se inscrever no Enem 2021

Os estudantes interessados em realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 têm até as 23h59 desta quarta-feira (14) para fazer a inscrição, pela internet. Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o exame e utilizar a nota obtida para ingresso na educação superior.

Em 2021, tanto a versão digital quanto a imipressa do Enem terá as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais e aplicação nas mesmas datas, dias 21 e 28 de novembro.

A inscrição para o exame é feita na Página do Participante do Enem, através deste link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ informando dados pessoais como o CPF e a data de nascimento. Feito isso, o estudante deverá criar um login único de acesso aos serviços do Governo Federal com uma senha individual que além da inscrição, ela será usada também para consultar locais de provas, conferir resultados e para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quem não tem, deve acessar o endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem e se cadastrar.

A taxa de inscrição do Enem 2021 é de R$ 85 e deve ser paga por quem não se enquadra nos critérios para isenção. Uma guia de pagamento é gerada no sistema do exame e o pagamento deve ocorrer até o dia 19 de julho. Tem direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição quem está cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Para esses estudantes o sistema não gera o boleto de cobrança da taxa.

Sobre a escolha de fazer a prova digital ou impressa, as vagas para a versão digital são limitadas podendo ser feita apensa por aqueles que já terminaram o ensino médio ou vão terminar em 2021.

Prova e vagas

O exame tem quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha sendo avaliadas quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

As notas da prova podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas, de acordo com o Ministério da Educação. Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento do governo no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/07/enem.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: