Chamas atingem área verde na Praia do Prata e Defesa Civil é acionada

Duas equipes da brigada de incêndio da Defesa Civil Municipal combateram focos de queimadas na área verde em frente a Praia do Prata, na tarde desta quarta-feira (11). O fogo teve início às 12h30 e foi controlado por volta das 17 horas.

Para conter o fogo, as equipes compostas por duas viaturas e dez homens, usaram abafadores, bombas costais e sopradores. Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, a dificuldade em conter a queimada foi dificultada devido à grande quantidade de vegetação seca, decorrente de um longo período sem chuvas. “Ainda não sabemos o que resultou o fogo no local, mas a princípio parece ser criminoso”.

Mês de agosto e os riscos de queimadas

Estamos no mês de ventos fortes, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e alta incidência de raios solares. Todos os cuidados com a saúde e meio ambiente devem ser dobrados.

Para o superintendente Bruno Maciel, o risco de queimadas nesse período é ainda maior, além da vegetação seca, a velocidade do vento pode propagar as chamas do fogo muito rapidamente. “Vale lembrar que tanto o decreto municipal quanto o estadual suspenderam a utilização do fogo para limpeza de terrenos tanto urbanos quanto rurais, devido ao risco de queimadas”.

E para auxiliar na prevenção de incidentes, a Defesa Civil Nacional disponibilizou um serviço de alertas de desastres naturais por SMS. Através desse serviço, a população é informada de forma gratuita e com antecedência sobre a possibilidade de desastres naturais como vendavais. Para se cadastrar é bem simples, basta a pessoa enviar o CEP de interesse para o número 40199.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: