Notícia do Tocantins
Sem Resultado
Ver todos os resultados
quarta-feira, outubro 7, 2026
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Notícia do Tocantins
Sem Resultado
Ver todos os resultados

No Dia Internacional da Mulher, Wanderlei Barbosa inaugura Centro de Visitação do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual

Com visitas gratuitas e abertas à comunidade, o espaço permitirá conhecer o projeto arquitetônico do hospital e acompanhar o avanço das obras.

Redação NT Por Redação NT
9 de março de 2026
em Estado, Principal, Saúde
A A
No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa (SecMulher), inaugurou o Centro de Visitação do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins - Foto: Divulgação Governo do Tocantins.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa (SecMulher), inaugurou o Centro de Visitação do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins - Foto: Divulgação Governo do Tocantins.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (08), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), acompanhado da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa (SecMulher), e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, inaugurou o Centro de Visitação do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins. O espaço foi implantado na Quadra ACSU SO 130 (1.301 Sul), em Palmas, no mesmo local onde é construída a nova unidade hospitalar. Também participaram da solenidade deputados estaduais e federais, senadores, além de demais autoridades.

Durante a visita às obras, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do hospital para fortalecer o cuidado com a saúde das mulheres.

“Esse hospital vai cuidar das mulheres tocantinenses com toda a atenção e estrutura necessária. Cada detalhe foi pensado para garantir acolhimento e segurança, especialmente nos casos de parto de risco. Por trás de cada detalhe também há mulheres que cuidam, que observam e que trabalham diariamente nas nossas escolas, nas unidades de saúde e em diversos setores do serviço público. Aproveito este momento para desejar um feliz Dia Internacional das Mulheres”, ressaltou.

O Centro de Visitação funcionará como um ponto permanente de informação e diálogo com a comunidade. No local, os visitantes poderão conhecer o projeto arquitetônico e funcional do hospital, compreender a dimensão da obra, acompanhar o avanço dos trabalhos e acessar informações institucionais sobre o modelo de gestão adotado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, explicou que o espaço foi pensado para tornar o projeto mais próximo da população.

“O Centro de Visitação foi idealizado para que a comunidade possa ter uma imagem do que está sendo proposto e construído no hospital. É um espaço interativo, com imagens e telas touch screen, onde o visitante consegue percorrer as áreas internas da unidade, visualizar a ambiência, conhecer os serviços que serão oferecidos e compreender a prioridade que o Governo do Tocantins tem dado ao cuidado com as mulheres do nosso estado”, detalhou.

Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins

A nova unidade, que dará lugar à atual estrutura do Hospital e Maternidade Dona Regina, é construída em um terreno de 25 mil metros quadrados, área seis vezes maior que a estrutura atual. A obra avança em ritmo acelerado e representa um marco histórico para a saúde pública do Estado.

A unidade será referência no cuidado integral à saúde da mulher e do recém-nascido, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estrutura moderna, tecnologia de ponta e ambientes humanizados.

O hospital contará com 210 leitos hospitalares e 20 vagas na Casa Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando em mais de 60% a capacidade de atendimento especializado. Entre os serviços que serão contemplados estão a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica inédita no Tocantins, a ampliação da UTI Neonatal, a modernização do Banco de Leite Humano e o fortalecimento do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), consolidando uma rede de cuidado mais completa e qualificada.

Modelo de Implantação

O Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins é resultado da primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde do Estado, idealizada pela gestão do governador Wanderlei Barbosa.

O projeto de PPP integra um trabalho conjunto coordenado pela Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) e da Fundação Ezute.

O secretário de Parcerias e Investimentos, João Geraldino, enfatizou que a entrega do Centro de Visitação representa mais um avanço na implantação do hospital.

“A entrega do Centro de Visitação representa mais um passo importante para a implantação do HMME, garantindo que a população possa acompanhar de perto o avanço dessa obra que tanto nos orgulha. Para a SPI, que teve a honra de conduzir o projeto desta PPP estratégica para a saúde das mulheres em nosso estado, ver esse momento acontecer em uma data tão significativa é motivo de grande alegria”, frisou.

O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, salientou a participação da Companhia na obra.

“A Tocantins Parcerias teve participação desde o início do projeto, atuando na elaboração dos estudos, modelagem e estruturação da parceria, e segue acompanhando a execução da obra junto ao governo do Estado. É um modelo inovador que já acontece em outras regiões do País”, acrescentou.

A Opy Health, é a empresa responsável pela construção, gestão, operação e manutenção do hospital.

O presidente da Opy Health, Mateus Renault, explicou que as obras seguem dentro do cronograma previsto.

“O hospital está previsto para ser entregue em março de 2027, esse é o nosso compromisso. As obras e os cronogramas estão alinhados com o planejamento inicial. Mesmo com as chuvas fortes, conseguimos reorganizar etapas para manter o andamento dentro do previsto. É uma obra com cronograma bastante desafiador, já que hospitais desse porte no Brasil costumam levar entre oito e dez anos para serem concluídos. Aqui estamos executando em cerca de dois anos, mantendo qualidade e eficiência”, afirmou.

Como agendar a visita

O Centro de Visitação está aberto ao público com visitas gratuitas destinadas a toda a comunidade. Os agendamentos deverão ser realizados por meio do formulário disponível no site da Opy Health [https://opyhealth.com.br/nossas_operacoes/hospital-da-mulher-e-maternidade-estadual-hmme/agendamento-centro-de-visitacao-do-hmme/].

A Opy Health orienta que no momento da solicitação, os interessados devem preencher corretamente todas as informações solicitadas e aguardar o envio de um e-mail de confirmação, no qual serão informados os dias e horários disponíveis para a visitação.

A administradora Tatiane Ribeiro Furtado evidenciou a importância do Centro de Visitação para aproximar a sociedade do projeto e ampliar a discussão sobre o cuidado com a saúde da mulher.

“É uma iniciativa de grande relevância, especialmente porque ainda há carência de espaços e serviços especializados voltados ao cuidado e à atenção integral à saúde da mulher. Fico muito feliz em conhecer o Centro de Visitação e acompanhar de perto as obras desse hospital, que certamente representará um avanço importante para o Tocantins”, concluiu.

As visitas ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Cada visita terá duração máxima de 30 minutos e será limitada a até 10 participantes por turma, garantindo organização, segurança e qualidade no atendimento aos visitantes.

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Dia da MulherGoverno do TocantinsHospital da MulherMaternidade EstadualsaudeSUS
Redação NT

Redação NT

Leia Também

G1

Empresária denuncia ex-noivo por prejuízo milionário e violência psicológica no Tocantins

Uma empresária do Tocantins, que preferiu não ter sua identidade revelada por questões de segurança, registrou uma denúncia contra seu...

G1

Eleições 2026: Resultados em Palmas por Local de Votação e Seção Eleitoral

As eleições de 2026 marcaram um momento significativo na política do Tocantins, especialmente na cidade de Palmas. Com a apuração...

G1

Tocantinenses terão mais quatro feriados prolongados até o fim de 2026; veja datas

Os moradores do Tocantins podem se preparar para aproveitar mais quatro feriados prolongados até o fim de 2026. As datas...

G1

Enem 2026: Supermaratona lança simulado e cronogramas para candidatos

A Supermaratona Enem 2026 deu início a uma iniciativa inovadora para preparar os estudantes que irão realizar o Exame Nacional...

Próxima Postagem
As obras fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Foto: Divulgação Prefeitura de Palmas.

Com recursos do Novo PAC, Prefeitura de Palmas autoriza construção de cinco novas unidades de saúde

Ação foi realizada pela equipe plantonista da 11ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Porto Nacional - Foto: Divulgação PCTO/Governo do Tocantins.

Já condenado por crime sexual, homem é preso suspeito de estuprar criança de 9 anos em Porto Nacional

  • Política de Privacidade
  • noticiadotocantins@gmail.com

© 2023 Notícia do Tocantins | Todos os Direitos Reservados

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo

© 2023 Notícia do Tocantins | Todos os Direitos Reservados


Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Rejeitar
Política de Privacidade de CookiesAceito
Política de privacidade e cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR