Norte do Tocantins tem alerta para tempestades enquanto região Sul segue com baixa umidade do ar

Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Tocantins vive situações climáticas opostas neste domingo (12). Enquanto as regiões sul e central do estado seguem com alertas para a baixa umidade relativa do ar, a parte norte se prepara para a chegada de tempestades.

O número de cidades na região Sul com alerta do aviso vermelho, o mais grave de todos em relação à baixa umidade do ar, reduziu de 10 para 7. Mesmo assim, o ar continua extremamente seco em Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Palmeirópolis e Paranã.

No sábado (11), foi registrado umidade abaixo dos 12% em alguns municípios quando o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%. Já o novo alerta de tempestades na região norte, é de cor amarela, a mais leve no sistema de alertas do Inmet. São 33 cidades do Tocantins na área afetada pelo aviso. A lista completa está no site do Inmet.

Os moradores destas cidades podem esperar chuvas de até 50 milímetros por dia e rajadas de vento de até 60 km/h. O risco de alagamentos e cortes de energia é considerado baixo. Mesmo assim a recomendação é que o morador não fique perto de árvores ou placas de publicidade enquanto chove.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: