Notícia do Tocantins
Sem Resultado
Ver todos os resultados
sábado, outubro 31, 2026
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Notícia do Tocantins
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Wanderlei se desculpa por erros de gestões anteriores e concede mais de 600 promoções à PM´s

A promoção de oficiais e praças aptos para tal ocorre anualmente nesta data, em alusão ao Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar.

Redação NT Por Redação NT
22 de abril de 2023
em Estado, Principal
A A
Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que tais promoções já deveriam ter ocorrido há mais de 15 anos – Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins.

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que tais promoções já deveriam ter ocorrido há mais de 15 anos – Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins.

A manhã desta quinta-feira, 20, véspera do feriado de Tiradentes, foi de celebração para 648 oficiais e praças da Polícia Militar do Tocantins (PMTO): o governador do Estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos), concedeu promoção por critério de escolha, antiguidade e de merecimento a estes policiais. As promoções ocorreram durante a Solenidade Tiradentes de Promoções e Entrega de Medalhas dos Militares Estaduais 2023. A promoção de oficiais e praças aptos para tal ocorre anualmente nesta data, em alusão ao Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar, e comemorado em 21 de abril.

No exercício de reparar pendências históricas do Governo do Tocantins para com a classe, o líder do Executivo afirmou que tais promoções já deveriam ter acontecido há mais de 15 anos.

“Estamos corrigindo esses erros do passado, parabenizo pela persistência e pedimos desculpas por aqueles que erraram, quando os senhores deveriam ser promovidos a cada quatro anos e ficaram até 15 anos sem essa promoção”, afirmou Wanderlei Barbosa, que reconheceu a PMTO como uma instituição honrada e de grande importância para a sociedade tocantinense, ao citar a operação Canguçu, que vem acontecendo há duas semanas nas mediações entre Tocantins e Mato Grosso.

“Depositamos toda a nossa confiança nas nossas forças de segurança. Quando saímos de casa, qualquer situação difícil que encontramos, lembramos do 190 para nos socorrer”, afirmou ao parabenizar todos os oficiais e os praças promovidos.

O comandante-geral da PM no Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, explicou porque a data é tão importante para a corporação.

“Dia 21 de abril é uma data histórica para a Polícia Militar, pois é o dia do nosso patrono Tiradentes. É uma data que comemoramos e em que realizamos, também, as promoções do policial militar, onde ele ascende e dá fluxo à sua carreira”, contou ao complementar: “hoje, temos um momento importante em que o governador Wanderlei Barbosa está promovendo mais de 600 policiais e estamos agraciando mais de 300 policiais e algumas autoridades civis como uma forma de realizar uma interação social da PM com a sociedade, além de homenagear aqueles que são parceiros da nossa instituição”, pontuou.

Oito anos sendo tenente-coronel, o, agora, coronel Flávio Santos Brito fez o Curso Superior de Polícia pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás há dois anos e, desde então, aguardava sua promoção.

“Tô muito feliz e honrado por ter sido indicado, escolhido pelo governador Wanderlei Barbosa, pelo vice-governador Laurez Barbosa e pelo nosso comandante coronel Barbosa. A promoção ao posto de coronel, que é o último da carreira militar, é sempre um motivo de muito orgulho e muita honra. Minha família também está muito feliz e agradecida. Eu espero poder corresponder e contribuir com o crescimento da corporação da PM e do Estado do Tocantins”, afirmou.

Condecorações Especiais

Além das promoções, a Polícia Militar também prestou homenagens a oficiais e civis por serviços prestados à sociedade. Na ocasião, foram distribuídas as Medalhas Tiradentes; do Mérito Policial Militar; Intelectual; e de Tempo de Serviço.

“Hoje, foi um dia muito importante, em que o Governo do Tocantins e a sua Polícia Militar condecoraram pessoas que prestaram e prestam serviços importantes para o Estado, promovendo aqueles bons policiais, que já têm uma história de trabalho em prol da comunidade. Parabenizo o nosso governador Wanderlei Barbosa, a nossa Polícia Militar, preocupados sempre com a valorização das pessoas e com o fortalecimento da Segurança Pública”, citou o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.

A servidora civil da PMTO, enfermeira Gleidistania Gomes Cavalcanti Bó, esteve na solenidade representando o seu marido, coronel Francinaldo Machado Bó, também da PMTO, e o seu irmão, tenente-coronel Gleidistone Gomes Cavalcanti da Silva, do Estado da Paraíba – Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins.

Representando o seu marido, coronel Francinaldo Machado Bó, da PMTO; e o seu irmão, tenente-coronel Gleidistone Gomes Cavalcanti da Silva, comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMONT) da cavalaria do Estado da Paraíba, a servidora civil da PMTO, enfermeira Gleidistania Gomes Cavalcanti Bó, acompanhada de seus dois filhos, Davi, de 11 anos, e Samuel, de 9, recebeu a Medalha Tiradentes em nome dos dois.

“Sinto muito orgulho, pois sei que ambos prestam um excelente serviço à Polícia Militar. É tanto que meu marido está em campo, comandando a operação Canguçu de combate à criminalidade. Nós estamos aqui homenageando, também, e muito felizes com esse reconhecimento”, concluiu.

A Medalha Tiradentes é concedida a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou, em especial, à corporação ou a seu interesse. Já a Medalha do Mérito Policial Militar é concedida a todos os militares que, no desempenho da função, tenham prestado relevantes serviços à PMTO ou praticado atos de bravura, visando à preservação da ordem pública, à defesa das instituições ou ao salvamento de vidas humanas. A Medalha do Mérito Intelectual é concedida ao militar que houver obtido o primeiro lugar ao término dos cursos de aperfeiçoamento de oficiais, formação de oficiais, aperfeiçoamento de sargentos e formação de sargentos. Por fim, a Medalha de Tempo de Serviço destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da corporação em serviço ativo por 10, 20 e 30 anos.

Formatura do CAO

Outra solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 20, no Espaço Cultural de Palmas, foi a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que teve duração de seis meses. Ao todo, foram formados 71 capitães, sendo 40 do Tocantins; 15 do Rio de Janeiro; 8 do Rio Grande do Sul; 7 do Piauí; e 1 da Bahia. Após esta formatura, todos eles estão aptos a serem promovidos para Major.

O capitão Marcos Araújo, lotado na Polícia Militar do Rio de Janeiro há 17 anos, falou sobre a importância de se ter este intercâmbio de conhecimento entre as Unidades Federativas.

“O Brasil, que é um país tão grande, com muitas diferenças tanto no clima, nas cidades, na segurança pública e na violência, é de crucial importância que a PM de um estado visite o outro e conheça outros tipos de expertise, de modelo de policiamento implantado, para que possamos também implantar no RJ. Nessa experiência, a gente traz, também, algumas ideias novas para enriquecer o trabalho das outras polícias do Brasil”, afirmou, ao elogiar a gestão do CAO no Tocantins e sinalizar o desejo de retornar ao Estado para, desta vez, fazer o curso superior da PM, quando estiver apto para tal.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Dia de TiradentesGovernadorHomenagemPolicia MilitarPromoçõesSolenidadetocantinsWanderlei Barbosa
Redação NT

Redação NT

Leia Também

G1

Ex-Titãs se apresenta no aniversário de Araguaína com programação diversificada

Araguaína, uma das cidades mais vibrantes do Tocantins, se prepara para comemorar seu aniversário com uma programação musical que promete...

G1

Prefeitura de Palmas escolhe organizadora para concurso da Procuradoria-Geral do Município

A Prefeitura de Palmas anunciou a contratação da Fundação Carlos Chagas como responsável pela organização do concurso público da Procuradoria-Geral...

G1

Enem 2026: Transmissão ao Vivo de Aulas Gratuitas pelo g1 Tocantins

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 se aproxima e o g1 Tocantins, em uma iniciativa que visa...

G1

Concurso da Saúde do Tocantins atrai mais de 60 mil candidatos: detalhes sobre a consulta de locais de prova

O Concurso da Saúde do Tocantins, um dos mais aguardados do ano, registrou um total de 60.432 inscritos, conforme dados...

Próxima Postagem
Acidentes de trânsito são responsáveis por danos físicos, emocionais e financeiros - Foto:Luciana Barros/Governo do Tocantins.

Saúde destaca alto índice de acidentes com vítimas fatais durante Dia Nacional da Paz no Trânsito

Bens foram apreendidos durante várias operações da Polícia Civil em Palmas - Foto: Dicom SSP.

Polícia Civil recupera 21 celulares avaliados em R$ 30 mil e devolve aos verdadeiros donos na capital

  • Política de Privacidade
  • noticiadotocantins@gmail.com

© 2023 Notícia do Tocantins | Todos os Direitos Reservados

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Cotidiano
  • Cidades
  • Estado
  • Política
  • Agro
  • Policial
  • Exclusivo
  • Mais >>
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Brasil
    • Mundo
    • Eleições 2026
    • Empreendedorismo

© 2023 Notícia do Tocantins | Todos os Direitos Reservados


Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Rejeitar
Política de Privacidade de CookiesAceito
Política de privacidade e cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR