Cleiton Cardoso pede urgência na vacinação contra a Covid-19 de portadores de autismo

O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALTO), Cleiton Cardoso (PTC), apresentou um requerimento em caráter de urgência no Plenário da Casa, solicitando a inclusão dos portadores do Transtorno do Espectro Autista na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19 no Tocantins.

De acordo com o legislador, a falta de vacinação de todos os cidadãos com autismo e de seus cuidadores assusta os familiares, que temem ficarem doentes e não poderem manter o suporte aos filhos.

No requerimento apresentado e direcionado ao Poder Executivo, o parlamentar argumentou ainda que a inclusão do grupo é de fundamental importância, uma vez que os mesmos, em geral, têm dificuldades de usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), especificamente máscaras, bem como de manter o distanciamento social exigido pela crise sanitária, inviabilizando o cuidado pela família, tornando-se, assim, mais vulneráveis ao contágio pelo coronavírus.

Para concluir a solicitação, o deputado defendeu a imunização para que os portadores de Autismo possam retornar a realizar com segurança as terapias necessárias para terem, juntamente com os seus familiares, mais qualidade de vida.

“É importante que possamos incluir esse grupo em especial na lista prioritária de vacinação contra a covid-19 no Tocantins. Precisamos entender que é urgente a imunização desse grupo, sobretudo porque muitas pessoas com autismo têm dificuldades de usar os equipamentos de proteção individual e de manter o distanciamento social necessário. Com isso, elas se tornam mais vulneráveis ao contágio pelo novo coronavírus. Por isso, apresentei a matéria legislativa solicitando a ampliação da vacinação. Seguimos juntos nesta luta”, declarou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: