Pedro Cardoso participa de Audiência Pública e garante que Frente vai fiscalizar o transporte público da capital

O vice-presidente da Frente Parlamentar do Transporte Público Municipal, vereador Pedro Cardoso (DEM), participou nesta quarta-feira (23), da primeira Audiência Pública para debater os problemas que comprometem a qualidade do transporte coletivo na capital.

Participaram da Audiência na Câmara dos Vereadores diversos representantes de vários setores da sociedade civil, bem como usuários do transporte coletivo na cidade.

Temas como o aumento da tarifa, fiscalização dos serviços prestados, condições dos coletivos, aumento das linhas, políticas de inclusão e legislação específica para mulheres que utilizam o transporte público municipal, foram abordados pelos participantes durante a Audiência.

Estudantes

A estudante Nara Cardoso, solicitou a melhoria das condições e o aumento das linhas ofertadas pela empresa responsável pelo transporte público na capital, principalmente nas regiões periféricas da cidade.

Ela lembrou que mesmo com o atual valor da tarifa, nas estações de ônibus, os usuários não tem acesso à banheiros e bebedouros, por exemplo. Moradora do Setor Irmã Dulce, região sul da capital, a estudante lembrou ainda que durante a pandemia, a empresa suspendeu o funcionamento da linha que atendia aos moradores do bairro.

“Moro no setor Irmã Dulce, na periferia da cidade, e a linha que atendia aos moradores do bairro foi retirada devido a pandemia. Hoje o Irmã Dulce não tem mais sua linha própria e muitas mulheres que utilizam o transporte público no setor tem que caminhar mais e ficam de certa forma mais vulnerável durante esse trajeto”, lamentou a estudante.

 Comércio

O representante da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) e integrante do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Divino Eterno Silva, comentou sobre a preocupação de se falar em aumento da tarifa neste momento de restrição econômica.

“Temos discutido muito a questão de pensar a logística do transporte público de Palmas, pois é uma cidade expandida geograficamente o que gera custo alto porque as linhas têm um trajeto muito longo, então temos que repensar este modelo”, disse.

O parlamentar agradeceu a participação de todos os presentes e ressaltou a relevância da discussão em torno do tema. O vice-presidente da frente afirmou que uma das principais queixas da população é a má qualidade do transporte público na capital.

“Tenho andado muito aqui em Palmas, e as queixas da população são as mesmas que ouvimos aqui hoje. Fico feliz quando vejo jovens participando dessa discussão. Hoje, existem certas situações no transporte público que nos deixam chateados. Garanto a vocês que os vereadores dessa Casa são comprometidos e que essa frente parlamentar foi criada para trabalhar em prol da sociedade. Vamos fiscalizar esse processo licitatório que está por vir e vocês podem ter certeza de que trabalharemos para dar um retorno para a população palmense”, afirmou o vereador.

A presidente da Casa e desta Frente Parlamentar, Professora Janad Valcari (PODE) criticou a ausência de representantes da empresa, da Agência de Regulação e da Secretaria de Mobilidade Urbana e agradeceu a presença de todos os presentes.

“Nós vamos lutar, nós vamos trabalhar para que essa passagem, para que esse serviço prestado seja um serviço de qualidade e de respeito ao povo palmense. Isso é um abuso. Nosso povo não aguenta mais. Estaremos aqui firme e forte e não será a primeira audiência pública, teremos mais. Ouvi aqui informações que não sabia e é através desse debate que vamos ter as informações corretas para poder cobrar os órgãos pertinentes”, analisou.

Os parlamentares ouviram a demanda de vários setores da sociedade durante a Audiência – Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: