Ponto de coleta e troca de óleo usado passa a funcionar todas as sextas na Feira da 304 Sul em Palmas

A partir desta sexta-feira (10), o Programa Renova Palmas, que realiza a troca de óleo residual por óleo novo, acontecerá semanalmente em Palmas.

O ponto de coleta funcionará toda sexta-feira das 16 às 18 horas na Feira Coberta da 304 Sul, região central da capital.

Segundo o município, a intenção é recolher o óleo residual para destinação adequada, evitando que seja descartado indevidamente. A cada quatro litros de óleo residual entregue, o cidadão tem direito a um litro novo.

Para receber o óleo residual, a Fundação mantém três ecopontos de coletas, instalados na Feira Coberta da 304 Sul, no Tribunal de Justiça, localizado na Praça dos Girassóis e no viveiro de mudas do Município/ Horto Florestal. Porém, as trocas só serão realizadas na Feira da 304 Sul.

Parceria

A coleta de óleo residual é realizada em parceria com a empresa Granol, que disponibilizou os contêineres e é a destinatária final do produto. O resíduo coletado é transformado em biodiesel, evitando a poluição o meio ambiente e danos a rede de esgoto.

Além de reaproveitar o resíduo, a Granol também passou a ser apoiadora dos programas ambientais do Município, contribuindo para o fortalecimento da política de resíduos sólidos em Palmas. O projeto está estruturado por contêineres para recebimento exclusivo do óleo usado.

Sempre que os contêineres estiverem cheios, o material será recolhido pela Granol para transformação em biodiesel. A contrapartida da empresa será o apoio aos projetos de preservação ambiental da FMA.

O projeto

A Reciclagem de Óleo Residual faz parte do Programa Renova Palmas, gerido pela FMA e que norteia a política de gestão de resíduos de Palmas. Composto por quatro projetos, o programa inclui também a Coleta Seletiva de Recicláveis e está implementando a Compostagem da Fração Orgânica e a Cadeia de Logística Reversa.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: