Anvisa libera uso emergencial da Coronavac e Carlesse vai a São Paulo para receber doses da vacina destinadas ao Tocantins

O governador Mauro Carlesse (DEM), participará na manhã desta segunda-feira (18), do ato simbólico de recebimento de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, que fazem parte do programa Vacinas – Brasil Imunizado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo (17), o pedido de uso emergencial da CoronaVac, no Brasil. As doses foram produzidas pelo Instituto Butantan e, parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Primeira Fase

Neste primeiro momento, cerca de 3 milhões de pessoas devem ser imunizadas em todo o país. As vacinas serão usadas preferencialmente para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

Por determinação do governador Mauro Carlesse, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia organizado um plano de imunização para o Tocantins.

“O nosso compromisso é estar preparado para vacinar o tocantinense. Para isso, temos um estoque de seringas com agulhas necessárias e a logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios”, assegura o governador.

Plano de Imunização

O Estado foi um dos primeiros entes federativos a apresentar o Plano Estadual de Imunização, além de participar efetivamente da construção do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

O Tocantins já tem, no Estoque Regulador Estadual, 466 mil seringas com agulhas para dar início à vacinação contra a Covid-19. Já comprou outras 117.200 unidades, aguardando somente a entrega, e está com processo de compra já licitado e concluído de mais 1.665.957.

O governo afirma que já está com a logística preparada para iniciar a vacinação da população – Foto: Divulgação Governo do Tocantins

Segundo o titular da SES, doutor Edgar Tollini, o Governo do Tocantins já tem infraestrutura para armazenamento e distribuição de doses de vacina e a frota da SES será priorizada para essa distribuição das doses.

“Além disso, o Plano de Contingência prevê parcerias com Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Forças Armadas e de Segurança [Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícias Federal, Civil e Militar]. E, se necessário, poderemos montar pontos de vacinação em universidades e escolas públicas e privadas, associações de moradores, instituições religiosas, órgãos públicos como Detran, além de shoppings, aeroportos, entre outras estruturas”, afirma.

 

One thought on “Anvisa libera uso emergencial da Coronavac e Carlesse vai a São Paulo para receber doses da vacina destinadas ao Tocantins

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: