Carlesse garante que o Tocantins será o primeiro estado a iniciar vacinação contra Covid-19

O governador Mauro Carlesse (DEM), anunciou que o Tocantins será o primeiro estado da federação a iniciar a vacinação contra o novo coronavírus. A informação foi dada pelo próprio governador na  manhã dessa sexta-feira (30), durante a entrega dos primeiros 25 leitos clínicos do Hospital Geral de Gurupi (HGG) no sul do estado. Os leitos, que já começam a funcionar neste sábado (31), irão atender inicialmente aos pacientes acometidos pela covid-19.

Durante o evento, Carlesse adiantou que o Ministério da Saúde teria revelado que o Tocantins seria o primeiro estado a iniciar a vacinação contra o novo Coronavírus, o que segundo o ele, é resultado do trabalho transparente e de qualidade realizado pelo Governo do Tocantins para combater a pandemia.

“Uma informação que nós temos, nas reuniões que eu tenho feito junto com o secretário, com o Ministério da Saúde é que: determinando qual a vacina que vai ser colocada para o Brasil, o Estado do Tocantins será o primeiro estado a fazer a vacinação em massa, segundo o nosso secretário e ministro da saúde”, disse Carlesse.

HGG

O Hospital Geral de Gurupi é a maior obra pública da área de saúde em andamento no Estado. Quando estiver concluída vai disponibilizar 200 leitos hospitalares que vão permitir ampliar e melhorar o atendimento prestado pelo poder público, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para os gurupienses e a população de toda a região.

“Esses novos leitos são frutos de muito trabalho e determinação para que ficassem prontos para atender a demanda nessa pandemia. Esse hospital não era para atender pacientes com Covid, mas chegamos à conclusão que o ideal seria adaptarmos uma ala ao invés de montarmos um hospital de campanha provisório”, explicou o governador, ressaltando a qualidade das obras.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, destacou a determinação do governador em buscar formas de enfrentamento à pandemia.

“Cumprimos a sua determinação e a partir de hoje o senhor entrega a obra, infraestrutura, equipamentos e equipes prontas e preparadas para a continuidade do enfrentamento do novo Coronavírus. A pandemia não é um adversário, é um inimigo, e o senhor está entregando uma obra completa. Isso demonstra o respeito e o comprometimento com a população”, concluiu ressaltando que já recebeu ordens para agilizar a licitação para as próximas etapas do HGG.

Governador Mauro Carlesse entregou, nesta sexta-feira, 30, os primeiros 25 leitos clínicos do Hospital Geral de Gurupi – Foto: Divulgação Governo do Tocantins

Estrutura

A expectativa do governo é de entregar a primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi completamente concluída  ainda este ano. A etapa em questão conta com bloco do pronto-socorro infantil e adulto, bloco do ambulatório, bloco administrativo, rampa, passarela e escada. Com a conclusão desta etapa, será realizada a licitação da etapa seguinte com a inclusão de blocos de enfermarias, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em Gurupi e região.

A nova estrutura também contará com um auditório para aproximadamente 200 pessoas, elevador e captação de energia solar para aquecimento de água.

O evento de entrega de leitos contou com a presença de secretários de Estado, servidores públicos e a equipe médica da unidade.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: