Carlesse reforça interesse na aquisição de um milhão de doses da Sputnik V para complementar o Plano Nacional de Imunização

Durante reunião com os membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal nessa quarta-feira (17), O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), reforçou interesse em adquirir 1 milhão de doses de vacina russa Sputnik V contra a Covid-19.

De acordo com o governador, a aquisição das doses tem como objetivo complementar o Plano Nacional de Imunização encabeçado pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, a vacina Sputinik V já está sendo aplicada em 51 países e não há notícia em relação a adversidades provocadas pelo imunizante, que é similar ao produzido pela Pfizer.

Participaram da reunião governadores dos estados membros, secretários de Saúde e procuradores-gerais de Estado.

Carlesse quis saber se a produção da vacina seria na Rússia ou no Brasil, o que facilitaria a distribuição.

O Tocantins tem interesse sim em adquirir 1 milhão de doses, arcando com a responsabilidade dos custos. Se o Governo Federal assumir os custos dessa aquisição vai ser muito melhor para todos nós. Acredito que uma reunião com o novo ministro Marcelo Queiroga será importante para esclarecermos e colocarmos o nosso posicionamento, porque aqui ninguém está contra, nós queremos é ajudar no processo de vacinação da nossa população para sairmos o mais rápido possível dessa pandemia”, pontuou o governador.

Segundo o que ficou acordado na reunião, a aquisição das vacinas, tanto pelos estados do Nordeste quanto os da Amazônia Legal, só será concretizada após a aprovação da Sputinik V pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Imunização

Até o momento, o Tocantins recebeu 166.600 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 151.600 foram da CoronaVac e 15 mil da AstraZeneca. A última remessa, recebida nesta quarta-feira, 17, será conferida pela equipe técnica da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e distribuída, no menor tempo possível, aos 139 municípios tocantinenses.

Das 140 mil doses recebidas anteriormente, o Estado já distribuiu 112.579 e 77.176 já foram aplicadas, sendo 56.582 na primeira dose e 20. 594 na segunda dose. O número de vacinados corresponde a 3,60% da população tocantinense.

Carlesse participa de reunião do consórcio da Amazônia sobre compra de vacinas – Foto: Divulgação Secom

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: