A população de algumas regiões do Estado deve ficar atenta para o risco de chuvas fortes, alagamentos e deslizamentos de terra nas próximas 24 horas. Conforme o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulgado na tarde desta segunda (15), algumas regiões podem apresentar chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia.
Ainda segundo o INMET, chuvas nesta quantidade podem provocar alagamento e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas nas cidades, onde podem apresentar essas características geográficas.
“Neste caso, recomendamos a todos que sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta. É bom que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos. Procurar sempre um local seguro durante as tempestades e vendavais”, alerta o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.
Recomendação
A Defesa Civil Estadual traz algumas dicas de segurança para se proteger durante o período de chuvas intensas:
– Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;
– Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;
– Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas, primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.
A Defesa Civil Estadual afirma que já está informando as Defesas Civis Municipais. Em caso de emergência, ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 199 (Defesa Civil Estadual).