Tocantins está sob alerta vermelho para risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos

A população de algumas regiões do Estado deve ficar atenta para o risco de chuvas fortes, alagamentos e deslizamentos de terra nas próximas 24 horas. Conforme o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulgado na tarde desta segunda (15), algumas regiões podem apresentar chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia.

Ainda segundo o INMET, chuvas nesta quantidade podem provocar alagamento e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas nas cidades, onde podem apresentar essas características geográficas.

“Neste caso, recomendamos a todos que sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta. É bom que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos. Procurar sempre um local seguro durante as tempestades e vendavais”, alerta o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

Recomendação

A Defesa Civil Estadual traz algumas dicas de segurança para se proteger durante o período de chuvas intensas:

– Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;

– Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;

– Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas, primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.

A Defesa Civil Estadual afirma que já está informando as Defesas Civis Municipais. Em caso de emergência, ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 199 (Defesa Civil Estadual).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: